Cris Rissanen

Outras publicações de Cris Rissanen

Cris é nossa colunista internacional, escreve direto da Finlândia, trazendo para nós as notícias, novidades e curiosidades do mundo motociclístico no exterior.

Bonneville tem semana de velocidade!

31 de de 2012

|

ENCONTRODEMOTOS.com

Acontece agora em Bonneville Salt Flats, cidade localizada no estado de Utah nos Estados Unidos, o maior encontro de motocicletas do ano, a Speed Week! O evento ocorre sempre no mês de agosto e atrai centenas de pilotos que competem em altas velocidades, em várias categorias.

A região é um deserto de sal, de cerca de 412km², muito famosa por essas atividades desportivas motorizadas. Os pilotos vão para lá com o intuito de quebrar recordes.

Há outras duas grandes competições anuais que abrangem as demais modalidades, além de motos, uma é a World of Speed que ocorre no mês de setembro e a World Finals em outubro.

Muitos intitulam esses eventos como de arrancada, o que de fato não são! As faixas de pilotagem variam entre 8 a 16 km, o sal é escorregadio e por isso o objetivo pode ser atingido gradativamente. As salinas são utilizadas para essa finalidade, desde 1912, mas foi a partir de 1930 que se tornaram conhecidas e assim os resultados das competições foram oficializados.

O neozelandês Hebert Munro, mais conhecido como Burt, foi o primeiro motociclista recordista em Bonneville. Ele conseguiu isso pilotando uma motocicleta Indian ano 1920. Burt bateu os 320km/h no dia 26 de agosto de 1967. A determinação no decorrer de toda uma vida, foi retratada e pode ser conferida no filme The World´s Fastest Indian. Estrelado por Anthony Hopkins. Belo filme!

E como, não são só os marmanjos que saem por aí batendo recordes, eu não poderia deixar de mencionar os méritos femininos, claro!

A americana Leslie Porterfield, atualmente com 36 anos, anda de moto desde seus 16 anos. Entrou para o livro dos Guinness, como a mulher mais rápida do mundo em uma motocicleta. Conquistou esse título, após bater o recorde de 376 km/h em uma Hayabusa turbo altamente modificada, em Bonneville no Speed Week no ano de2008.

Porterfield também foi nomeada a piloto feminina do ano pela AMA, Associação Americana dos Motociclistas. Foi também a primeira mulher a integrar o 200 MPH Club, clube de motociclistas que já superaram os 321km/h.

Ela conta que nem tudo foram flores. “Caí de moto no ano da minha estreia, em 2007, o que resultou em sete costelas quebradas e o pulmão perfurado. Mas as dificuldades são alimento para determinação, no ano seguinte fiz o que nenhuma mulher havia feito!”. Declara.

CURIOSIDADES SOBRE A FORMAÇÃO DA REGIÃO:

O pré-histórico Lago Bonneville, após a fusão na última era do gelo á 15mil anos atrás, passou a sofrer alterações com o aumento da temperatura e o desaparecimento das geleiras. Com isso a evaporação se excedeu com relação ao fornecimento de água, aumentando a salinidade. Atualmente a maior parte é coberta por cloreto de sódio e potássio.

No inverno o baixo nível de evaporação permite que a água cubra em parte o nível de sal. Evaporando na primavera e tornando-se duro como rocha o que impede o crescimento de vegetação. As precipitações de verão apagam marcas na superfície o que a deixa plana e altamente refletora da luz solar. 

O aquecimento do ar acima dessa superfície provoca o efeito miragem, o que faz parecer com que as montanhas estão flutuando no horizonte.

Então, bem vindo a Bonneville no próximo ano! Ou, So, Welcome to Bonneville next year!

Cris Rissanen.