Campanhas de recalls crescem 62% de 2012 para 2013

15 de Janeiro de 2014

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ENCONTRODEMOTOS.com

Em 2013, a Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) recebeu 109 campanhas de recall. O número representa um crescimento de 62% desse tipo de convocação entre 2012 e 2013. Embora a maior incidência ainda esteja concentrada no setor de veículos (58) e motocicletas (9), a lista de produtos que apresentaram algum defeito tem se diversificado bastante. No ano passado, por exemplo, houve recall de produtos de higiene pessoal, medicamentos, umidificador de ar, removedor de esmaltes, cadeiras infantis e de plástico.

As informações fazem parte do Boletim Saúde e Segurança do Consumidor, divulgado nesta quarta-feira (15) pela Senacon. O órgão, que coordena a Política Nacional das Relações de Consumo, acompanha e fiscaliza os processos de chamamento, bem como desenvolve ações voltadas à prevenção e à repressão de acidentes de consumo.

“A campanha de recall não é apenas um dever legal das empresas, mas também um indicativo de que as relações de pós-venda com o consumidor devem ser pautadas pelo respeito e transparência”, explica secretária Nacional do Consumidor, Juliana Pereira.

Fonte: Portal Brasil/ Ministério da Justiça