Famosa Corrida de Calhambeque terá categoria de motos antigas

16 de Dezembro de 2013

|

ENCONTRODEMOTOS.com

A história em movimento. Com essa proposta, a disputa Pé na Tábua ganhou fama de mais divertido evento de carros antigos do Brasil e ostenta o título de maior reunião de automóveis pré-guerra no país. Agora, na edição de 2014, que ocorre de 14 a 16 de fevereiro, na cidade de Franca (SP), o certame saudosista traz uma novidade para os entusiastas da vida sobre duas rodas: a categoria motos, na qual só podem se inscrever modelos fabricados até 1950.

As inscrições para a próxima edição da Corrida de Calhambeques, como é popularmente conhecida, estão abertas. Até o momento, o centenário Ford, modelo T, de 1913, é um dos veículos mais antigos que participarão da prova. Além de a partida ser à manivela, a relíquia em quatro rodas não possui alavanca de câmbio, e a troca de marchas é feita diretamente por pedais no assoalho do carro (não tem pedal acelerador, o que faz acelerar é uma alavanca situada na coluna de direção).

Nesta edição, a organização também preparou outra novidade prática: o "Combo PNT", no qual a inscrição, a reserva do hotel e, ainda, o traslado "hotel/pista", fazem parte de um pacote disponível no site, em até 6X sem juros no cartão.

A quarta temporada da disputa contará com seis categorias: Ford A (modelos da Ford, fabricados entre 1928 e 1931, conhecidos como "Modelo A"); Miscelânea (outros modelos que não o Ford modelo A); Speed (modalidade que contou com a participação de Nelson Piquet em 2012, com seu Lincon 1927. Aqui, enquadram-se os modelos Speedster); Transplantados (modelos antigos que não trazem mais a mecânica original); Marcha Lenta (quem ganha é quem chega por último); e a mais nova categoria, Motos, com modelos fabricados até 1950. Para os carros, o ano de produção é até 1936.

Mais informações: www.penatabua.com

Fotos: Divulgação